domingo, 7 de junho de 2009

Pré-Jogo - Atlético PR x Atlético MG: Tranquilidade e acerto no Meio para bater nosso Fake


Analise Geral:

Neste domingo (hoje) às 16 horas, o nosso Galo encara o Atlético PR na Arena da Baixada (local no qual, por sinal, não temos tido muita sorte nos últimos anos), em partida válida pela 5ª rodada do Brasileirão. Se jogar na Baixada sempre foi uma barreira de ultrapassagem complicada, tudo indica que dessa vez as coisas se facilitaram para o nosso lado, ao menos é o que se deduz a partir da campanha feita até esse momento por cada um dos times. Analisemos os números:

Galo – 8 Pontos, 4 Jogos, 2 Vitórias, 2 Empates e Nenhuma derrota; 7 Gols marcados, 5 Gols sofridos, 2 Gols de Saldo e, em fim, 66% de aproveitamento.

Genéricos – 1 Ponto, 4 Jogos, Nenhuma vitória, 1 Empate e 3 Derrotas; 5 Gols marcados, 9 Gols sofridos, Saldo negativo de -4 Gols e, finalmente, 8% de aproveitamento.

Com nossa superioridade explicitada pelos números consequentes ás campanhas de cada um (nesse inicio de campeonato), se torna fácil imaginar coisas como “Vamos chegar lá na Arena e meter 4!” ou “Esse jogo aí tem caixa pra, no mínimo, uns 3 ou 4 a 0!”, no entanto, não consigo me lembrar de um exemplo melhor dos malefícios desse tipo de “salto alto” que o último jogo, aquele mesmo contra o Santo André dentro do nosso Mineirão. Esse clima de “já ganhou” não contribui com nada de positivo para a nossa equipe, muito pelo contrario. Suponhamos que entremos assim contra o nosso “Xará” Paranaense por exemplo. Em um primeiro momento da partida entraríamos sem nenhuma garra ou vontade (como se já tivéssemos o jogo nas mãos desde o começo), em um segundo momento (lá pelo principio do segundo tempo) o time acordaria para a necessidade de se abrir o placar de um jogo que, com sorte, estaria no 0 a 0, contudo, cada minuto passado aumentaria a responsabilidade de um grupo teoricamente mais forte (o do Galo) de vencer o jogo, o que nos faria partir para o desespero, abrindo muito nossa defesa para as investidas do adversário. Ainda poderia haver um terceiro momento da partida, no qual o Atlético Paraguayense fizesse um gol em algum contra-ataque, bem no finalzinho do jogo mesmo, em um instante em que o nosso Atlético estaria pressionando. Isso tudo no caso de um possível “salto alto” do nosso time.

O fato é que basta jogar com vontade, inteligência e, sobre tudo, tranquilidade para que a equipe consiga um bom resultado neste domingo.

------------------------------------------------------------------

Analise Tática:


Grande parte da torcida questiona o fato do Tardelli não vir marcando seus Gols nos últimos confrontos do Brasileirão. Alguns desentendidos da matéria Futebol batem na tecla velha do “Ele só fez gols no 1º semestre porque o Campeonato Mineiro é fraquíssimo”, outros torcedores menos limitados acusam como causador do fato um mau posicionamento do próprio Tardelli, que teria por alguma razão parado de se posicionar dentro da área e estaria jogando de forma a buscar mais o jogo no meio campo. O que verdadeiramente acontece é que, muito embora não muito aparente, o Galo sofre com um grande problema no meio campo, pelo menos na parte dele que se responsabiliza pela criação de oportunidades para os atacantes.

É um problema super-simples de se resolver na verdade, tão simples que assusta o Celso Roth não ter solucionado ainda. O Junior “Penta” é o atual camisa 10 (na teoria o maior responsável pelo setor criativo da equipe), a função dele como tal é organizar a equipe e, simplificando muito, ser o elo de ligação entre o setor defensivo e o setor ofensivo do time, possibilitando que a bola chegue nos pés do Eder e posteriormente do Tardelli com qualidade (trocando em miúdos, Junior entregaria ao Eder que entregaria ao Tardelli na cara do gol para que esse último colocasse no fundo das redes). É aí que está o grande problema, o Junior não cumpre essa função quando é escalado como camisa 10, ou seja, nunca cumpre essa função, forçando alguém de mais velocidade e técnica a acumular mais essa função para o bem maior do time, no caso o Tardelli.

Nesse esquema no qual o Tardelli acaba acumulando a responsabilidade de armar as jogadas porque o Junior “Penta” não da conta, ele (Tardelli) tem que recuar até o meio campo, receber a bola dos volantes e, ao repassar para o Eder Luiz, voltar para a área a tempo de receber em condições de fazer o gol. Enquanto essa situação continuar o Tardelli realmente só vai fazer gol de Pênalti e olhe lá!

Para resolver isso, como já dito, é muito simples. O Galo é, hoje, o único clube que tem a disposição no seu elenco 3 armadores que seriam titulares em qualquer outro time do Brasil, alguns elencos da serie A se quer contam com 1 armador de oficio. Considerando que 1 dos 3 armadores citados, Renan Oliveira, se recupera de lesão, ainda teríamos 2 jogadores de alto nível (Evandro e Tcho) para ocupar essa posição e fazer o papel do 10, no mínimo, melhor que o Junior.

Existem ainda outros 2 pequenos problemas, o primeiro é semelhante ao do meio campo, este no entanto, está na lateral Direita. Enquanto Carlos Alberto é um jogador esforçado e até razoável, também não poderia estar improvisado numa posição que não é dele pois temos um grande prodígio preparado para esta posição, o lateral direito de oficio Marcos Rocha (aquele, vindo da base). Por fim o último problema trata da insistência do Eder Luiz em não passar a bola pros seus companheiros de time nunca, matando 99,9% dos ataques dos quais ele participa. Chegaram a levantar a hipótese de ser inveja que ele teria do Tardelli, mas o mais incrível é que não é inveja, é burrice mesmo!

------------------------------------------------------------------

Transmissão:


A Globo Minas, mais uma vez se mostrando uma verdadeira vergonha e decepção para qualquer Mineiro (como tudo que vem da Globo), vai transmitir o jogo do Flamengo contra sei lá quem (Sport Recife), mesmo com o Galo jogando no mesmo horário e ainda fora de casa. Sendo que SporTV também não vai transmitir e não há indicações de que a ESPN ou a Band vão fazer a nossa transmissão, sinto informar, mas quem não tem PPV vai ficar no radinho ou vendo pela JustinTV mesmo.

Um pedido que nós, como a redação do blog “A voz da Massa” e como Atleticanos, fazemos é: POR FAVOR, PELO AMOR QUE VOCÊ TEM AO GALO, NÃO ASSISTA AO JOGO TRANSMITIDO PELA GLOBO NESSE DOMINGO SE NÃO FOR O DO NOSSO TIME! Se dermos audiência pra esse tipo de palhaçada, essa situação vai continuar acontecendo.

A Globo só quer levantar e promover o Flamengo, se você é Atleticano NÃO AJUDE!

------------------------------------------------------------------

5 comentários:

  1. Se não em engano, as bichas jpgam as 18: 30, e não no mesmo horário como está no texto, INDEPENDENTE disto, é uma vergonha a Globo não passar nosso jogo

    ResponderExcluir
  2. Opa, obrigado pela correção, realmente elas jogam as 18:30, erro meu.

    Mas então, é um absurdo o que a globo ta fazendo com o torcedor mineiro, não podemos mais dar audiência pra esse tipo de situação.

    Continue ligada na Voz da Massa ;)

    ResponderExcluir
  3. OW ANTES A DESCUPA ERA PQ O JOGOS ERAM NO MINEIRÃO E AGORA O JOGO É LA LONGE E MESMU ASSIM A GLOBO INSISTE EM NAUM PASSAR.... AFF...QUERIA PARABENIZAR O DONO DO BLOG FIKO BAKANA D+

    ResponderExcluir
  4. DJ Luiz Ferre

    Vlw cara, pode ter certeza que vai ter muita coisa nova e diferente, alias, sempre que puder eu vou estar passando as novidades na comunidade do Galo.

    Se mantenha ligado na Voz da Massa \o,

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Galo Horizonte, Minas Gerais, Brazil